Atendimento:

Segunda a Quinta 8:00 - 18:00 / Sexta-Feira 8:00 - 17:00

Ligue:

48 3411-5605

Contabilidade Agrícola para Agronegócio

Você já ouviu falar da contabilidade agrícola? O agronegócio é um setor diversificado. De grãos e pecuária, horticultura, aquicultura e vinícolas para agregadores de valor e negócios de exportação; os agronegócios contribuem significativamente para a economia.
A capacidade de gerenciar negócios de forma eficaz e lucrativa está, no entanto, se tornando cada vez mais difícil. Mudanças na legislação tributária, condições econômicas flutuantes, preços variáveis de commodities e condições meteorológicas extremas representam um desafio para o planejamento tradicional de negócios.

A Contabilidade Agrícola aborda todos os aspectos da contabilidade que podem ser encontrados em uma fazenda, rancho ou negócio relacionado. A intenção é não apenas explicar os conceitos contábeis, mas também fornecer exemplos e mostrar como um sistema contábil pode ser construído e operado. Isso dá atenção especial aos aspectos únicos que não são encontrados em outros setores, incluindo regras de avaliação especiais para estoque, lidar com cooperativas e registrar ativos agrícolas não circulantes.

PLANEJAMENTO DE APOSENTADORIA

Os fazendeiros abordam este tópico de maneira diferente de outros aposentados. O planejamento da aposentadoria para os fazendeiros pode ser muito diferente do planejamento da aposentadoria para outros que trabalharam apenas como empregados.

Normalmente, os agricultores que se aposentam contam com uma combinação de renda proveniente de ativos agrícolas, poupanças e seguridade social.

Por fim, é necessário um planejamento cuidadoso, e o agricultor deve examinar a gestão geral dos ativos e a preparação para a aposentadoria como parte do processo.

SUPORTE AGRÍCOLA ADICIONAL

Isso é especialmente importante para aqueles com operações maiores. Existem equipes de contabilidade de serviço completo que podem oferecer grande assistência nessas áreas. Você pode contratar tantos ou poucos desses serviços, conforme necessário. Muitas vezes, essas equipes podem fornecer a solução ideal se você precisar de um contador sem despesas em tempo integral.

Então, entre outras coisas, os especialistas podem inserir seus dados de receitas e despesas, realizar reconciliações bancárias, pagamentos e cobranças de contas, folha de pagamento, desenvolver relatórios de gerenciamento e impostos personalizados e atualizar seu software de maneira adequada.

PLANEJAMENTO AGRÍCOLA ANUAL

O fim do ano e o início de um novo representa um momento em que os agricultores começam a se preparar para a temporada fiscal iminente.
Por outro lado, começar um planejamento tributário para sua fazenda pode resultar em mais deduções que equivalem a menos renda tributável e potencialmente mais economia no ano seguinte.

Portanto, o planejamento de final de ano abrange um plano detalhado e a consideração dos resultados pretendidos das obrigações fiscais para o ano corrente e os anos subsequentes.
Os empresários do setor do agronegócio, assim como qualquer proprietário e principalmente as empresas familiares, devem ter uma relação confidencial de assessoria com os profissionais que têm conhecimento não só do agronegócio, mas também dos negócios em geral.

Isso é importante para direcionar os muitos aspectos importantes do planejamento. O planejamento não é superestimado.

Os riscos inerentes ao agronegócio requerem consultores experientes e o elemento de tempo prolongado para planejar adequadamente.
Obter uma declaração de imposto de renda preparada por um preparador de impostos não é um conselho.

Muitos não procuram ajuda ou conselho gerencial de negócios ou procuram tarde demais.

Ainda existem desafios na indústria do agronegócio devido ao planejamento de sucessão de longo prazo e possíveis mudanças no ambiente político.
Ainda é aconselhável administrar o fluxo de caixa, dados os preços mais altos dos grãos e a receita mais alta, enquanto olhamos para o futuro para administrar a dívida com a expectativa de que as taxas de juros aumentem com o tempo. É sempre um desafio gerenciar despesas de capital.

 

POR QUE ADOTAR A CONTABILIDADE PARA SEU NEGÓCIO?

Como proprietário de um agronegócio, você enfrenta muitos desafios, incluindo fluxo de caixa desigual, preocupações ambientais e atividade de mercado volátil – apenas para citar alguns. Você precisa de uma empresa que não apenas trabalhe tão arduamente quanto você, mas também que possa ajudá-lo a identificar e implementar as soluções que farão o maior impacto em seus negócios.

Você merece trabalhar com profissionais que entendam que a agricultura é um modo de vida tanto quanto é um meio de ganhar a vida.

Cultive o sucesso de longo prazo com profissionais dedicados a cuidar da saúde financeira do setor agrícola em todos os níveis. Muitos dos profissionais de contabilidade agrícola foram criados em fazendas ou ranchos e outros ainda estão ativamente envolvidos nessas operações.